Situações de Emergência/Urgência/Acidentes de Trabalho
Sensibilização e educação para a saúde e segurança
Medicina e enfermagem curativa e preventiva
Os Serviços Externos de SHST auxiliam as instituições que não dispõem das aptidões internas necessárias para garantir a prevenção de riscos profissionais e a promoção da vigilância da saúde dos trabalhadores.
Estes serviços não só garantem o cumprimento de todas as normas das diversas áreas de SHST, como também contribuem para a constante melhoria destas.
Para esta missão, a NWA dispõe de técnicos com formação especializada reconhecidos, certificados e autorizados pelo MAPTSS e CSST para o exercício da profissão de Técnico de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
Avaliação de riscos
Acompanhamento técnico em obra, escritórios, industria, etc
Avaliação das condições técnicas no trabalho (ambiente térmico, ruído, luz, vibrações, radiações ópticas)
Programas de prevenção e vigilância de saúde ocupacional
Elaboração do programa de prevenção dos riscos profissionais
Controlo periódico dos riscos físicos, químicos, biológicos e psicossociais
Investigação e análise dos acidentes de trabalho ou doenças profissionais
Planeamento da prevenção e sua integração a todos os níveis e actividades da empresa
Elaboração dos manuais de SHST
Relatórios periódicos das actividades de SHST
Promoção da saúde no local de trabalho
Informação e formação aos trabalhadores no âmbito de SHST
A principal finalidade dos Serviços de Saúde Ocupacional consistem na promoção de condições de trabalho que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho, protegendo a saúde dos trabalhadores, promovendo o seu bem-estar físico, mental e social e prevenindo as doenças profissionais e os acidentes de trabalho.
É uma obrigação legal das empresas, para além da prestação dos primeiros socorros aos trabalhadores em caso de acidente de trabalho, realizar os exames de aptidão laboral e o acompanhamento do estado de saúde do trabalhador para o desempenho das suas funções.
A medicina no trabalho tem como principal benefício para o trabalhador a prevenção de doenças ou riscos associados à função que desempenha, assim como salvaguardar o direito ao trabalho com saúde. Os médicos do trabalho avaliam a aptidão para o trabalho em função do tipo de riscos profissionais e do estado de saúde do trabalhador e emitem uma ficha de aptidão, onde dão recomendações de como adaptar as condições de trabalho ao trabalhador, contribuindo para combater o crescimento de doenças profissionais e o absentismo.